A votação mais importante da história das Associações e do corpo funcional benedense

Negociação 2020

 

A votação mais importante da história das Associações e do corpo funcional benedense

 

AGE desta sexta-feira (21) vai referendar nomes de dirigentes das Associações para participar da negociação do ACT 2020

 

O Sindicato dos Bancários convoca os empregados e aposentados do Sistema BNDES para Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira (21), das 8h às 22h, com o objetivo de referendar os nomes de Arthur Koblitz, presidente da AFBNDES, e Jorge Henrique Velloso, presidente da AFFINAME, como integrantes da Comissão que negociará os termos do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020, junto com os representantes da Contraf-CUT e do Seeb-Rio. Esta proposta foi construída em esforço conjunto das três Associações (AFBNDES, AFFINAME e AFBNDESPAR).

 

A apreciação desse único ponto de pauta ocorrerá virtualmente em plataforma da entidade sindical. O link para a votação será disponibilizado antes da AGE. Os colegas aposentados também poderão se manifestar por meio do voto em separado, garantindo, assim, a unidade da comunidade benedense.

 

Como foi dito em reunião virtual ocorrida ontem à noite, com a presença de 320 colegas, a participação maciça na Assembleia de sexta-feira será uma demonstração de força do corpo funcional benedense, que quer negociar objetivamente a renovação do ACT 2018, com vencimento em 31 de agosto – daqui a 11 dias.

 

Na verdade, a AGE de amanhã servirá para ratificar o que já foi aprovado na Assembleia do dia 3 de agosto no tocante à representação dos empregados do Sistema BNDES na negociação do ACT de 2020. Naquela Assembleia houve deliberação sobre os seguintes pontos: 1. Autorizar a diretoria do Sindicato e a comissão de empregados a negociar e celebrar Acordo Coletivo de Trabalho com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES, e suas subsidiárias, a BNDES Participações S/A – BNDESPAR e a Agência Especial de Financiamento Industrial – FINAME; e 2. Deliberar sobre a aprovação da minuta da Pauta de Reivindicações. A composição da Comissão de Negociação já havia sido explicitada na live do dia 31 de julho.

 

Enquanto isso, permanece estranho o comportamento da administração do Banco, que afirmou em comunicado divulgado ontem ser “inaceitável a participação de dirigentes de associações de funcionários” nesse processo – ao mesmo tempo em que fala em diálogo, construção de entendimentos, cordialidade e respeito mútuo.
Em 1985, há 35 anos, a AFBNDE – ainda sem o “S” de social – firmou com o Banco o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho da nossa história. A presença do Sindicato dos Bancários em nossas vidas só ocorreu após a Constituição de 1988 – a Assembleia que definiu o enquadramento sindical dos benedenses e o Sindicato dos Bancários como representante legal dos funcionários do BNDES aconteceu em janeiro do ano seguinte.

 

Dali em diante, diretores da entidade sindical (alguns deles funcionários do BNDES) participaram de diversas negociações no Banco, mas só em 2010, por iniciativa da administração do BNDES, nosso Acordo Coletivo de Trabalho passou a aderir à Convenção negociada na Mesa Fenaban. A partir daí, representantes do Seeb-Rio e da Contraf estiveram ao lado dos dirigentes das Associações de Funcionários e da APA na construção de nossos ACTs, em negociações que também contavam com membros de base eleitos em AGE.

 

Ou seja: a participação das entidades sindicais em nossa Comissão é legítima e inquestionável, mas nunca houve qualquer negociação no Sistema BNDES – seja de ACT, AJT ou Acordo de Participação nos Resultados – que tenha deixado de contar com a liderança das Associações de Funcionários. Isso é história. Negá-la é um equívoco, um despropósito.

 

Vamos todos participar da Assembleia desta sexta-feira (21)!

 

A votação estará aberta das 8h às 22h, no site do Sindicato dos Bancários.

 

Vamos todos referendar os nomes dos dirigentes das Associações de Funcionários. E partir logo para o que interessa: a renovação do ACT de 2018!